quarta-feira, outubro 25, 2006

A história da Internet

Por quê?
Todo Mundo sabe que a Rede que deu origem a Internet foi a ARPANET, mas... o que foi (ou o que é) essa ARPANET???
Bem, no final da Década de 60 o Departamento de Defesa Norte Americano (DoD) peocupado com a vulnerabilidade do sistema de comunicação que o governo utilizava, tratou de contatar a DARPA (Departamento de Defesa Projeto e Pesquisa) para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de comunicação.
Essa vulnerabilidade na qual me refiro, trata-se dos meios de comunicações que eram realizados por Comutação de Circuitos (Circuit Switching). O conceito de Circuit Switching é meio complicado tecnicamente, mas exemplificando ficará mais claro: Se um nó fosse derrubado, os nós filhos cairíam juntos, fazendo assim o sistema de comunicação (onde o nó-pai é responsável) ficar inativo. Recaptulando: A queda de um nó acarretaria na queda dos demais nós ligados numa hierarquia abaixo dele! (pronto, acho q ficou mais claro :P). Agora imaginem um inimigo de guerra dos Estados Unidos explorando essa vulnerabilidade na época.. que foi uma época de grandes conflitos.
Voltando... tendo todo esse perigo em mente, o DoD reuniu os membros da DARPA para trabalhar na Tecnologia, foi onde sugiu a primeira rede de comunicação a usar a Tecnologia de Comutação por Pacotes (Packet Switching)a ARPANET. A rede comutada por pacotes permitia muitas rotas diferentes para se alcançar o destino, eliminando a vunerabilidade da rede comutada por circuito.
O desenvolvimento da ARPANET foi amadurecido no início da década de 70, após a interligação de 4 Servidores (UCLA, University of California at Los Angeles, Stanford Research Institute, UC Santa Bárbara e a Universidade de UTAH) dividindo as tarefas de pesquisas e outras coisas bem técnicas :P. À partir daí várias universidades e orgãos foram se conectando. À essa altura a ARPANET já se provia de um Protocolo de Controle o NCP (Network Control Protocol).
Com muitos projetos e aplicações sendo desenvolvidas - Inclusive o email :) - a Rede foi crescendo exponencialmente, chegando a um ponto em que o NCP (Protocolo de Comunicação até então) não deu conta de conectar de maneira satisfatória as outras redes que íam se conectando à ARPANET, aí entra nosso querido TCP/IP ("TCP/IP" esse é o acrônimo para o conjunto de protocolos incluindo o TCP (Protocolo de Transporte) e ao IP (Protocolo Internet) que estão aí dando conta do recado até hoje.. :P) facilitando a interligação de direfentes redes na ARPANET e a unificando.
A transição do NCP para o TCP/IP ocorreu em 01 de Janeiro de 1983 após anos de estudo para que ocorresse sem problemas, o que foi um sucesso.
Após a transição, o crescimento que já era grande se tornou imenso.
Cada vez mais e mais entidades e Universidades foram se conectanso à ARPANET, tornando-a uma rede praticamente acadêmica, propósito diferente do qual foi desenvolvida, forçando a divisão da parte Acadêmica (ARPANET) e a parte Militar (MILNET - Rede de Comunicações das Forças de Inteligências Norte Americanas, existente até hoje).
...Continua xD

Nenhum comentário: