domingo, novembro 05, 2006

Conisli 2006 - Estive lá... :) - Primeiro Dia.

O Conisli (Congresso Internacinal do Software Livre) acontece durante 3 dias anualmente em São Paulo.
Esse ano eu não podia perder, como aconteceu no ano passado, entao fiz minha inscrição a uns meses de antecedência :p.

Pois bem, o Primeiro dia foi depois do feriadão, a Empresa Emendou, (ô delícia) e pude chegar no Anhembi bem cedo, quer dizer.. não tão cedo quanto eu queria, como de costume cheguei atrasado e perdi a apresentação.
Mas só estava começando, estavam arrumando as coisas ainda, o espaço das distros, Slackware, Gentoo, Ubunto, Debian, ainda eram espaços mesmo.. haha.
O evento tinha 5 salas com palestras acontecendo com intervalo somente para almoço, enfim, eram muuitas palestras, tinham que ser escolhidas a dedo, dentre elas a do Júlio e do Sergio Amadeu, eram que eu queria mais assistir.
Depois de uma olhada nos estandes que estavam sendo montados ainda, e do "olhar" daquela Loira.. ops.. isso nao vem ao caso! Voltando, fui conferir a Palestra que eu tinha marcado pra assistir. Na sala, me deparei com uma Japinha "Audrey Tang" com o tema "Optimizing for Fun", legal..e tinha umas pessoas na sala com um acessório com um fone e com o Tux no aparelho.. estranho, mas blz.. ela começou a falar.. Em Inglês!! (Acabei descobrindo pra que serve o aparelho:) mas prossegui sem o mesmo, deu pra entender muito bem (e testar meu Inglês), as palavras fluíam dos lábios dela. Audrey Tang, desenvolvedora Perl, começou a falar de comida, comparando a comida dos restaurantes brasileiros com software livre, onde se conhece quem faz, os temperos, etc... e comparou o Software Propietário com o Mac Donalds, onde nao se sabe quem faz, como faz, fazem o que querem e ninguem tem como saber, investem Pesado em Marketing, e uma infinidades de exemplos, muito boa a palestra, fora que ela nao parecia humana, parecia mais um holograma de tão, seilá.. nao sei explicar.. hehe.
No intervalo do almoço, fui tomar uma Coca, e andar.. andar.. e andar. Voltei e comprei outra Coca :P
A próxima palestra era sobre Segurança (Minha cara por sinal).. Uma das melhores palestras do Evento, sem dúvida. O Renato(esqueci o cargo) da Localweb deu um show falando de aplicações de segurança, métodos, IDS's (Snort e Cia Lmtd.) o que fazer e o que não fazer, vulnerabilidades, casos reais acontecidos na Locaweb e as medidas necessárias para contornar as mais diversas situações. Uma filosofia interessante abordada por ele é de quem mexer com segurança tem que ser paranóico!! Pensar sempre que haverá um outro jeito de driblar a mesma. Uma palestra ótima pra mim.

Há algum tempo venho acompanhando o tema de Direito Digital, como as leis tem que ser recicladas para se adaptarem a esse novo mundo da Informação. E nesse tema se destaca uma advogada, Patrícia Pack, li uma entrevista cedida por ela ao IDG Now sobre isto, me interessei ainda mais pelo assunto, e fiquei muito surpreso em saber que ela ía estar no Conisli palestrando. Bem se ela Aperecesse ía ser Melhor Ainda.. :P. Foi uma pena ela nao ter comparecido. Devido a problemas pessoais, foi o que o pessoal do Conisli nos comunicou. O jeito foi procurar outra palestra.

Bem... a sala 3 era a que tava mais perto. Cheguei no meio da apresentação, uma moça, bonita palestrando meio que sem confiança no que falava, mas com o tempo ela foi pegando o jeito e a informação foi fluindo. Patrícia Ferraz faz parte de uma empresa que é especializada em migração de aplicalções em regime crítico (DB Oracle, MSSQL, ...), para soluções Open Source. Descreveu o processo da empresa, as ferramentas que eles utilizam e desenvolvem (algumas sob a Licença GPL mesmo) e destacou o CASE do Metrô de SP e tomou a palestra o Diretor de Tecnologia (se nao me engano) do Metrô SP, um (acima de tudo) USUÁRIO de Software Livre. Destacando os benefícios, como a Companhia economiza e está economizando rodando 80% da massa crítica de BD em PostgreesSQL, Linux e OpenOffice nos Desktops (é ÓTIMO ouvir esses Cases), haha.. uma palestra super divertida. O cara Manda Bem..! Interessante quando chegou na parte das perguntas, com perguntas muito boas, como, " e o suporte", que foram exclarecidas. Ah! uma pergunta boa que teve uma resposta melhor ainda foi a segunte: "Qual a maior dificuldade que o Metrô enfrentou nesse processo de migração?" A resposta foi curta: "O usuário!" Realmente, o usuário é a pior das muralhas. Principalmente aquele acomodado, que trabalha naquilo que faz há anos e nao muda por nada, nao importa o quanto é melhor, o bem que trará à corporação. Enfim, pra quem pretende trabalhar com Software Livre como eu, uma P#@!A de uma palestra!

Ainda pensativo na palestra anterior e matutando em como montar uma empresa de migração de Software Livre :P, permaneci na sala. A palestra seguinte foi sobre o Compiere - ERP de Código aberto, e como eu "adoro" ERP's queria estar à par do projeto, que por sinal, ao contrário do que eu tinha em mente, é um projeto grande, e com bastante tempo de desenvolvimento. Não vou entrar em detalhes mas é um projeto super legal e maduro, SAP que se cuide :P

Nossa.. chega de palestra (pelo menos por enquanto) fui dar uma passeada pelos estandes, já montados \o/, e aquela loirinha.. err!!.. então.. preenchi um formulário da promoção da Impacta e consegui finalmente uma caneta igual a que eu ganhei no EGS2004, que meu chefe usurpou não-intencionalmente :P. E.. como nao sou de ferro, um dia sem Internet aff.. fui pro PC, 5 min. mas do que satisfeito, ÔÔ dependência de Tecnologia!!
Uma vez saciado, fui assistir à ultima palestra do dia, Software Livre para Deficientes Visuais. Pow, manero.... (...) Pra que um cego vai usar um computador?? Meu caro, já ouviu falar em inclusão digital? Isso se aplica a TODAS as pessoas. TODAS!! De todas as classes, raça e deficiências. A tecnologia está aí pra isso. E nesse caso entra o tema abordado pelo catarinense Denis Brandi, que participa de um projeto de desenvolvimento de uma Distribuição Linux otimizada com Sintonizador de Voz, aplicações que fazem leitura da tela, e mais outras ferramentas que o mesmo explicou na íntegra. Falou de tratar o código HTML das páginas para poder serem lidas facilmente por esses tipos de programas. Existe um site http://www.acessibilidade.org.br, que testa o código HTML e diz se é adequado ou não para facilitar a leitura pelos programas. Muito rica a palestra em termo de igualdade de direito à informação. Na parte de perguntas, a mesma garota que eu não parei de olhar na primeira palestra :P, (a da Japinha, lembra?) fez a seguinte colocação: "Eu sou deficiente visual, enxergo muito pouco e sou dautônica -não lembro exatamente as palavras- e trabalho muito no GIMP (editor de imagens Livre) e sinto muita dificuldade em identificar as cores, há algo já em andamento pra me ajudar nisso?" .. não preciso dizer nada quanto à igualdade do acesso a informação, né?
Entao teve o fim o primeiro dia de Conisli.
Amanha eu continuo com o Segundo dia. A palestra sobre BSD, Asterisk e a do Sergio Amadeu..
Fui... =]

Nenhum comentário: