terça-feira, março 20, 2007

E o Obelix?!!

Na empresa onde trabalho, há algum tempo utilizamos o Skype como solução Voip, no início encontramos muitas dificuldades, pois a rede não era estruturada o bastante para suprir os quesitos do tráfego de voz sobre IP.
Pois bem, hoje estamos com uma rede Gigabit entre os Servidores e Fast Ethernet (100Mbits) nos clientes, um link dedicado da Embratel, com um roteador FDP (ou melhor FTD :), com software baseado em Linux), que a propósito foi configurado com muito custo e queima de neurônios, e pesquisa, afinal, configurar roteadorzinho pra compartilhar conexão é uma
coisa, agora... confugurar um Ponto a Ponto Frame Relay é outra história, que ficará pra outro artigo, mas está 100%. Enfim, rede estruturada, tudo rapidinho... que diferença, também, uma rede que rodava a 10mb, que diferença mesmo.

Com a Rede apta instalamos o Skype em várias máquinas e começamos a administrar as contas, mas mesmo com a Rede 100%, regras de TOS nos pacotes, e tudo mais, dependendo da origem e destino as ligações ficam com o "eco". Daí no final do mês gerando os relatórios, vemos que os usuários nao estao utilizando o skype como deveriam, vamos entao cobrá-los e a
famosa frase "Mas a ligação tava com eco, atraso, e blá, blá..." surge, fazendo aquele monstro que durmia dentro de você acordar, com todo o ódio. :P

Eis então que surge o nosso amigo Asterisk. "Ah! .. aquele do Obelix?!"
NÃO P$#@! (isso me dá nos nervos!)

"Asterisk® is a complete IP PBX in software. It runs on a wide variety of operating systems including Linux, Mac OS X, OpenBSD, FreeBSD and Sun Solaris and provides all of the features you would expect from a PBX including many advanced features that are often associated with high end (and high cost) proprietary PBXs. Asterisk® supports Voice over IP in
many protocols, and can interoperate with almost all standards-based telephony equipment using relatively inexpensive hardware."

Diz aí que Asterisk é um sistema de PBX IP completíssimo, roda em várias plataformas e tem todas (ou até mais) características que são oferecidas por soluções pagas, e pagas com preços relativamentes altíssimos. O Asterisk oferece todo esse poder sobre licença GPL. Foi criado por Mark Spencer da empresa Digium que o mantém. Definitivamente não é aquele do "Asterix
e Obelix" :)

Quando comecei a me interessar por Asterisk não existia muita documentação em português, mas agora tem muita coisa na Internet. Existe uma distribuição chamada AsteriskNOW, que em pouco tempo você tem uma instalação funcional e pronta pra adicionar usuários, com uma interface WEB muito rica, ótima pra um primeiro contato, antes de partir pra arquivos de configuração, definir rotas e afins.

O Skype foi o estouro do Voip no mundo, os caras foram muito esperto, pois tem um protocolo Propietário de comunicação VOIP.
Impossibilitando a Integração .. (estilo Microsoft)

Uma palhinha sobre alguns Protocolos Voip

H323 é um protocolo mantido pela ITU-T (União Internacional de Telecomunicações) para estipular um padrão de interoperabilidade entre os fabricantes.

O SIP é especificado pela IETF (Iternet Engineer Task Force) nesta RFC. É largamente usado para chamadas de telefonia IP, vídeo conferências. É atualmente o mais utilizados pelas Operadoras Voip.

IAX - Inter-Asterisk eXchange é o protocolo própio do Asterisk, atualmente encontra-se na sua versão 2, conhecido por IAX2.

Qual protocolo usar?
Depende da maneira que vai ser implementado o Asterisk, no meu caso, optei por SIP, pelo motivo da Operadora que usamos, trabalhar em cima deste protocolo.

Certo, vamos por parte. Qual o benefício que o Asterisk traría para a empresa? Com o Asterisk configurado, e rodando na rede interna, podemos criar "ramais" e configurar softfones para se autenticar no nosso Asterisk. Então cada softfone autenticado será um ramal. Todo mundo se fala via softfone.

Legal, e para eu fazer ligação para fora?
Na ligação pra fora você precisará de uma Operadora Voip (existem várias operadoras, com vários planos), ela te fornecerá um conta e você terá que configurar essa conta no Asterisk, este irá se autenticar junto com a operadora, permitindo a você fazer ligações Voip a partir do seu "ramal" voip autenticado no Asterisk, dependendo, é claro das rotas de saída na configuração.

Uow! Mas não acho muita vantagem, ter que se prender ao computador pra usar essa tecnologia / solução.
Exatamente. Aí que entra o que me chamou mais a atenção no Asterisk.
Além de você poder adquirir telefones IP ou Adaptadores ATA (com custo relativamente altos à telefone comum) existe a possibilidade de interligação com o PABX da empresa. Imagine os benefícios. Ramal normal fazendo ligação VOIP. Sim isso é possível. O Asterisk trabalharia como um Gateway entre as ligações normais para VOIP. Bastaria uma placa com uma interfaceFXO (Foreign Exchange Office) e um ramal disponível no PABX.
Uma interface FXO recebe o tom de linha. Placas fabricadas pela Digium como a TDM400P (carinhas) com no mínimo 2 interfaces FXO e 2 FXS (FXS - uma interface que dá um tom, ao contrárioda FXO), ou uma X100P clone têm 1 interface FXO.
Podemos usar também como interface FXO uma placa de Fax Modem com os chipsets que são compatíveis com o driver Zaptel (que é o responsável pela interface no Asterisk) - não espere muita qualidade -, são eles:
Motorola 68202-51
Intel 537PU
Intel 537 PG
Intel Ambient MD3200

Com todo esse conceito em mente, coloquei a mão na massa. Subi a distro AsteriskNOW, da qual gostei muito. Torna um primeiro contato muito intuitivo, um painel de administração Web Based e outras frescuras bem bonitas. :). Mas quando a gente vai conhecendo, vai vendo que não se pode limitar à interfaces gráficas, por mais bonitas que sejam. Então subi um DEBIAN, é.. Debian, apt-getei o Asterisk..(a propósito.. aFF) e comecei a debulhar os arquivos de configuração, não é nenhum bicho de sete-cabeças, basta entender o conceito de "Contexto" dentro do extensions.conf e adicionar os ramais no sip.conf (claro que inicialmente).

A tecnologia Voip é uma tecnologia relativamente nova, mas está na cara que substituirá a convencional em pouco tempo. Desde já eu, como adepto a Administração de Rede, estou me familiarizando com os termos e conceitos da telefonia convencional, afinal com a convergencia das redes, esta ficará na responsabilidade do Administrador da Rede. Estou errado?

Pretendo documentar os testes realizados aqui.
Abraços.

Um comentário:

Jeferson Lopes disse...

Brother parabéns pelo artigo resumindo sua experiência com o Asterix.

Está tudo bem contextuado pra se entender e desmistificar a "bruxa" que é de se instalar um servidor voip em uma empresa.

Gostei cara... parabéns!!! Isso está me fazendo viajar... hehehheeh