terça-feira, março 20, 2007

E o Obelix?!!

Na empresa onde trabalho, há algum tempo utilizamos o Skype como solução Voip, no início encontramos muitas dificuldades, pois a rede não era estruturada o bastante para suprir os quesitos do tráfego de voz sobre IP.
Pois bem, hoje estamos com uma rede Gigabit entre os Servidores e Fast Ethernet (100Mbits) nos clientes, um link dedicado da Embratel, com um roteador FDP (ou melhor FTD :), com software baseado em Linux), que a propósito foi configurado com muito custo e queima de neurônios, e pesquisa, afinal, configurar roteadorzinho pra compartilhar conexão é uma
coisa, agora... confugurar um Ponto a Ponto Frame Relay é outra história, que ficará pra outro artigo, mas está 100%. Enfim, rede estruturada, tudo rapidinho... que diferença, também, uma rede que rodava a 10mb, que diferença mesmo.

Com a Rede apta instalamos o Skype em várias máquinas e começamos a administrar as contas, mas mesmo com a Rede 100%, regras de TOS nos pacotes, e tudo mais, dependendo da origem e destino as ligações ficam com o "eco". Daí no final do mês gerando os relatórios, vemos que os usuários nao estao utilizando o skype como deveriam, vamos entao cobrá-los e a
famosa frase "Mas a ligação tava com eco, atraso, e blá, blá..." surge, fazendo aquele monstro que durmia dentro de você acordar, com todo o ódio. :P

Eis então que surge o nosso amigo Asterisk. "Ah! .. aquele do Obelix?!"
NÃO P$#@! (isso me dá nos nervos!)

"Asterisk® is a complete IP PBX in software. It runs on a wide variety of operating systems including Linux, Mac OS X, OpenBSD, FreeBSD and Sun Solaris and provides all of the features you would expect from a PBX including many advanced features that are often associated with high end (and high cost) proprietary PBXs. Asterisk® supports Voice over IP in
many protocols, and can interoperate with almost all standards-based telephony equipment using relatively inexpensive hardware."

Diz aí que Asterisk é um sistema de PBX IP completíssimo, roda em várias plataformas e tem todas (ou até mais) características que são oferecidas por soluções pagas, e pagas com preços relativamentes altíssimos. O Asterisk oferece todo esse poder sobre licença GPL. Foi criado por Mark Spencer da empresa Digium que o mantém. Definitivamente não é aquele do "Asterix
e Obelix" :)

Quando comecei a me interessar por Asterisk não existia muita documentação em português, mas agora tem muita coisa na Internet. Existe uma distribuição chamada AsteriskNOW, que em pouco tempo você tem uma instalação funcional e pronta pra adicionar usuários, com uma interface WEB muito rica, ótima pra um primeiro contato, antes de partir pra arquivos de configuração, definir rotas e afins.

O Skype foi o estouro do Voip no mundo, os caras foram muito esperto, pois tem um protocolo Propietário de comunicação VOIP.
Impossibilitando a Integração .. (estilo Microsoft)

Uma palhinha sobre alguns Protocolos Voip

H323 é um protocolo mantido pela ITU-T (União Internacional de Telecomunicações) para estipular um padrão de interoperabilidade entre os fabricantes.

O SIP é especificado pela IETF (Iternet Engineer Task Force) nesta RFC. É largamente usado para chamadas de telefonia IP, vídeo conferências. É atualmente o mais utilizados pelas Operadoras Voip.

IAX - Inter-Asterisk eXchange é o protocolo própio do Asterisk, atualmente encontra-se na sua versão 2, conhecido por IAX2.

Qual protocolo usar?
Depende da maneira que vai ser implementado o Asterisk, no meu caso, optei por SIP, pelo motivo da Operadora que usamos, trabalhar em cima deste protocolo.

Certo, vamos por parte. Qual o benefício que o Asterisk traría para a empresa? Com o Asterisk configurado, e rodando na rede interna, podemos criar "ramais" e configurar softfones para se autenticar no nosso Asterisk. Então cada softfone autenticado será um ramal. Todo mundo se fala via softfone.

Legal, e para eu fazer ligação para fora?
Na ligação pra fora você precisará de uma Operadora Voip (existem várias operadoras, com vários planos), ela te fornecerá um conta e você terá que configurar essa conta no Asterisk, este irá se autenticar junto com a operadora, permitindo a você fazer ligações Voip a partir do seu "ramal" voip autenticado no Asterisk, dependendo, é claro das rotas de saída na configuração.

Uow! Mas não acho muita vantagem, ter que se prender ao computador pra usar essa tecnologia / solução.
Exatamente. Aí que entra o que me chamou mais a atenção no Asterisk.
Além de você poder adquirir telefones IP ou Adaptadores ATA (com custo relativamente altos à telefone comum) existe a possibilidade de interligação com o PABX da empresa. Imagine os benefícios. Ramal normal fazendo ligação VOIP. Sim isso é possível. O Asterisk trabalharia como um Gateway entre as ligações normais para VOIP. Bastaria uma placa com uma interfaceFXO (Foreign Exchange Office) e um ramal disponível no PABX.
Uma interface FXO recebe o tom de linha. Placas fabricadas pela Digium como a TDM400P (carinhas) com no mínimo 2 interfaces FXO e 2 FXS (FXS - uma interface que dá um tom, ao contrárioda FXO), ou uma X100P clone têm 1 interface FXO.
Podemos usar também como interface FXO uma placa de Fax Modem com os chipsets que são compatíveis com o driver Zaptel (que é o responsável pela interface no Asterisk) - não espere muita qualidade -, são eles:
Motorola 68202-51
Intel 537PU
Intel 537 PG
Intel Ambient MD3200

Com todo esse conceito em mente, coloquei a mão na massa. Subi a distro AsteriskNOW, da qual gostei muito. Torna um primeiro contato muito intuitivo, um painel de administração Web Based e outras frescuras bem bonitas. :). Mas quando a gente vai conhecendo, vai vendo que não se pode limitar à interfaces gráficas, por mais bonitas que sejam. Então subi um DEBIAN, é.. Debian, apt-getei o Asterisk..(a propósito.. aFF) e comecei a debulhar os arquivos de configuração, não é nenhum bicho de sete-cabeças, basta entender o conceito de "Contexto" dentro do extensions.conf e adicionar os ramais no sip.conf (claro que inicialmente).

A tecnologia Voip é uma tecnologia relativamente nova, mas está na cara que substituirá a convencional em pouco tempo. Desde já eu, como adepto a Administração de Rede, estou me familiarizando com os termos e conceitos da telefonia convencional, afinal com a convergencia das redes, esta ficará na responsabilidade do Administrador da Rede. Estou errado?

Pretendo documentar os testes realizados aqui.
Abraços.

2 comentários:

Memphis disse...

Brother parabéns pelo artigo resumindo sua experiência com o Asterix.

Está tudo bem contextuado pra se entender e desmistificar a "bruxa" que é de se instalar um servidor voip em uma empresa.

Gostei cara... parabéns!!! Isso está me fazendo viajar... hehehheeh

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/