quinta-feira, dezembro 04, 2008

Informação demais causa Ansiedade?

Você que está lendo este texto, já passou pela experiência de abrir o navegador e não saber o que acessar?
Entrar no e-mail, ver as notícias, blogs, jogos, mais blogs.. São tantas as possibilidades, tantas fontes de informação que acabam deixando nossa mente saturada antes mesmo de nós obtê-las.
Essa sensacão é a da Ansiedade. De que precisamos obrigatoriamente absorver "toda" a informação.
Precisamos saber como está a economia, quanto está o dolar, quanto fechou a bolsa, nos atualizar sobre músicas, aprender linguagens de programacão, lermos sobre os mais variados assuntos somente para estarmos antenados e acompanhar as notícias no mundo à medida em que ela acontece.

E por que queremos saber de "tudo"?
Por que está tudo lá. As informações estão ali, a alguns cliques (no máximo à algumas buscas no Google) de você.

Isso é muito legal, chegar nas informações fácil, mas.. tem um porém: Como lidar com essa gigantesca massa de informações? Como não se perder no meio delas e não deixar a Ansiedade atrapalhar em escolher aquilo OU aquilo outro?

Bem, eu realmente estou aprendendo a lidar, mas acho que o segredo é ter foco. Ah, outra coisa é objetivo. Como hoje temos a Internet ali, muito fácil, às vezes (ou na maior parte do tempo) navegamos na Web sem um objetivo, tornando a experiencia às vezes frustrante.
Sinceramente, às vezes dá saudade do tempo em que eu anotava o que tinha que pesquisar na Internet durante o dia e à noite ir à caca.

Voces, já passaram por isso?

5 comentários:

Marcos Costa disse...

AIAI BONS TEMPOS... BONS TEMPOS!!

Agora temos internet em tudo que é lugar no bolso em um buteco onde o dono mau sabe lê conhecido como "Seu Luiz", é ao contrario de certas pessoas que usa internet para o lado nego da força que a única ansiedade e ver " quem add ou mandou um screep", mais essa nossa ansiedade pela informação não é de todo o mau, deste que for bem administrada.

Unknown disse...

Internet Fácil e muito conteúdo para ler e aprender, é por causa dessa facilidade de encontrar a informação que as pessoas não as vêem! Pessoas que passa a maior parte do tempo vendo coisas fúteis, a falta de objetividade impediu o foco apenas em um assunto (Uma nova Tecnologia) e se especializar nela.
Ansiedade de querer abraçar o mundo, mais o mesmo tempo não conseguir nem aperta sua mão.

Fabrício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrício disse...

Eu acredito que não temos a informação mais no nossos pés e sim na altura dos nossos pescoços (uhauha), e não somente na Internet, como: jornais, televisão, revistas, conversas etc. Em todos esses meio conseguimos encontrar informações utéis e inúteis.
E temos que ir nadando nesse mar de informação e tomar cuidado para não sermos pegos pelo tubarão da desatualização.
Uma analogia com os video-games até pode ser feita: lembra daquela fase que a tela vai andando e vc tem quer correr para não "engolido" é mais ou menos naquele estilo.(rsrsrs)
E nessa hora foco e objetivo são essenciais para não ser engolido por tantas informações.

Parabéns pelo post Adelson!

Adelson Junior disse...

"...na altura dos nossos pescoços.." hahah, muito boa. Mas é verdade.

Valeu pelo comentário.

Abraço