terça-feira, abril 17, 2007

Fisl 8.0: Um Mini Relato

Eu ainda nao acredito que estive em POA no maior Evento de Software Livre da America Latina.
Um presente e tanto: ir ao Fisl, e passar 4 dias em Porto Alegre, uma cidade muito bonita e bacana. Caracas, como curtimos...
Bem.. quinta-feira, umas 6:00, (depois de ter sobrevivido à um acidente aéreo :P) chegamos em POA. Com uma certa facilidade (graças ao mapa offline do Google Earth, parecia que nós ja conhecíamos a cidade) chegamos ao Hotel, daí a bomba: Não tinha Internet no Hotel! Grande coisa. Quem sentia falta de Internet quando se tinha uma noite daquelas, cheia de baladas, barzinhos, etc. e tudo alí, à alguns metros ?...bem, senti um pouco ... :P

Fisl
No primeito dia, chegamos por volta de 12:00, como de praxe alguém tem que esquecer algo (principalmente a gente), dessa vez foi o comprovante, Marcos esqueceu o dele. Mas tudo bem, entramos. Sentimos o "É..... estamos aqui mesmo!!!" fluir nas nossas mentes, mas é muito legal mesmo essa sensação. Sair de SP para um evento em Porto Alegre - RS, isso significa muito pra nossa vida profissional, mas acima de tudo da realização pessoal de estar lá!
Nosso primeiro dia foi marcado pela busca por uma Tomada para ligar o Laptop, que eram muito disputadas. E nas vezes que achamos, não conectava na rede Wireless nem por reza brava. Achava os pontos (11, 12 pontos) associava as AP mas não obtinha endereço por DHCP.
Então andamos..., passamos pelo estande do Google umas 10 vezes, e pensando "Se nós tivessemos feito as camisas (Google??) e a outra criticando o Orkut...".
O pessoal (Google) de BH estava lá. Os caras estavam contratanto, entrevistando algum pessoal. E distribuindo brindes, chaveiros e buttons para quem conseguisse montar o cubo de cores inteiro. Bem, o Marcos tentou e além de não conseguir, acabou desmontando o Cubo.. hahahaha, só acontece com a gente mesmo.
Bem, nós só andamos no primeiro dia. O pessoal ainda estava montando as partes de encontro dos usuários: Ubuntu, Slackware, Debian, Br-Office.org, Poseidon, ...muitos grupos de usuários. O que me deixou chateado foi de nao ter ninguem representando o Gentoo ao nível das outras, tinha uma folha de sulfite do Gentoo-BR simples.... pena, fica aqui um pedido de maior representação do Gentoo nos Eventos.
Enquanto andávamos, indo e voltando, percebemos um grupo montando um... não tenho palavras pra descrever aquilo, mas algo sem dúvida muito estranho e curioso. Tiravam peças antigas, outras mais antigas ainda e grudavam em madeira sustentada por alguns ferros, montadas na hora. No fim eu me perguntei "o que é isso??" Eram "computadores". Cada periférico (placa mãe, HD, ..)em algum canto dessa estrutura, e além do micro "montado" tinham embalagens de Iorgute, Yakult, Cabeca de Leitura de HD, enfim, muita coisa estranha.. hahaha.. pesei "pronto, isso vai sair andando!". Só saberíamos o que aquela coisa faz no dia seguinte.
O Primeiro dia foi marcado pela luta atrás de acesso.

No segundo dia, após uma boa noite de sono, chegamos à FIEGS por volta de 1 hr., dessa vez esquecemos o crachá, mas conseguimos entrar com crachás novos.
Passamos a olhar os Estandes e perguntar sobre os projetos e talz.
No da UFRG eles estavam apresentando um gerenciador de Cluster baseado em WEB, desenvolvido na própia faculdade. Clusters que, segundo o pessoal, são usados para processamentos de análise de gene de DNA, processamentos de informações relacionadas ao Clima, dentre outras tarefas.
Estavam também presente a Caixa Econômica Federal, com aquelas maquinas touchscreen que são utilizadas nas casas lotéricas. Essas máquinas rodam um aplicativo Java, em cima do Debian.
Impressionante como o pessoal do Sul é atencioso. Perguntamos a uma garota (muito gatinha por sinal) da organização onde era uma sala, ela fez questão de nos acompanhar até lá , onde assistimos à palestra do Pitter Punk, sobre o SAR. Uma ferramenta pouco conhecida, mas muito boa pra análise de status do PC/Server. Ótimo para detecção daqueles problemas de conflito de IRQ, e geração de relatórios.
E lá se vai outro dia e a luta por um acesso wireless continua, não conseguimos. Mas graças a um pequeno "furto" de conexão a cabo, conseguimos acesso e fiz o post anterior.. (Graaande Post!)

Terceiro dia assistimos a Palestra sobre Segurança em Redes Voip, usando o Asterisk e o OpenSer, outra sobre ferramentas para desenvolvimento Web 2.0 e uma palestra sobre a Implantação do Nagios em uma infra-estrutura muito grande, num ambiente com vários sistemas operacionais diferentes.
Ficamos um tempo no Estande do Google tentando conseguir uma camiseta ou algum brinde, mas o máximo que conseguimos foi 2 dedim de prosa com o Mineiro gente boa. Perguntei se trabalhar no Google é tudo isto mesmo que apresenta a mídia. Segundo ele, é isto mesmo: "Trabalho de chinelo, bermuda, jogo Playstation2 e Wii..." até comentou das dores jogando o jogo de boliche do Wii.. hehe
Ah sim, já ía me esquecendo.. os caras terminaram de montar as "coisas", sao malucos. Aquelas embalagens de Yakult, Danone, junto com as cabeça de leitura de HD e outras peças um tanto inusitadas fizeram parte de uma "orquestra". Era rodado um programinha com um argumento (tipo de musica) e a "coisa" começava a bater e produzir sons incrivelmente sincronizados... imaginem a programação por trás disso... assista aqui.

Por fim, depois de uma caçada à um ponto de acesso e tomada, fundamos nosso Grupo de Usuários... "Grupo Esckecimnto Underground". Com direito a Cartaz Personalizado e Tudo :P

Termina então meu mini-relato do Fisl 8.0, e já estou preparado pro 9.0, e se tudo der certo, vamos com mais pessoas.

Um abraço a Todos!

4 comentários:

Marcos Costa disse...

Cara.. como pode se acustumar com um lugar tão rapido, alem de não acretidar que estivemos lá.... não acredito que voltamos... esta sendo duro se acustumar com SP... esta duro começar a trabalhar e voltar falar com as pessoas sem reparar no sotaque.... mais foi bom... muito! mais terar as proximas.. com certeza!!!

Abraços

Jeferson Lopes disse...

Opá... então a coisa foi boa assim? rsrsrs

Quem sabe no próximo eu não esteja lá com vcs.

Adelson Junior disse...

Com certeza...
Fisl 9.0 nos espera

Adelson Junior disse...

É.. só pra atualizar, não fui no Fisl 9 nem no 10. E estou com uma puta falta de inspiração pra escrever e meio desmotivado com tecnologia. O que está acontecendo comigo ?!?